quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Projeto “Nosso Dinheiro!”

Data: Julho /2009

Clientela: 3º Ano - Educandário Pilares

Professora: Alessandra Spezanes

Cronograma: 2 semanas

Justificativa:
Faz-se necessário que os alunos conheçam a importância do dinheiro em nossa vida e dos produtos que consumimos. Através da leitura e observação das figuras de embalagens, etiquetas e nossa moeda.
Essas informações são importantes para o exercício da cidadania, e esses recursos podem contribuir e muito para o desenvolvimento lógico e raciocínio das crianças.
Essa proposta visa formar alunos leitores e escritores não apenas decifradores do sistema.
Objetivos:
* Reconhecer situações em que faz sentido buscar informações nas embalagens e etiquetas.
* Reconhecer o dinheiro do nosso país.
* Perceber a importância do dinheiro em nossa vida.
* Identificar onde, quando, e como usamos o dinheiro.
* Conhecer como é usado o cartão de crédito e cheque.
* Perceber a importância de pesquisar para pagar menos.
* Identificar o tipo de informação possível de ser encontrada em cada texto destes portadores, como encartes de supermercados, embalagens, anúncios em revistas, jornais etc...
* Identificar as principais informações trazidas nas embalagens e nas etiquetas.
Desenvolvimento:
Para iniciar o projeto consideramos:
- Os conhecimentos prévios dos alunos. Neste caso, o grau de familiaridade com esse tipo de texto. Ou seja, é preciso saber que conhecimentos os alunos já têm sobre as embalagens e o nosso dinheiro. O que imaginam que possa estar escrito nas embalagens e onde podemos encontrá-las. - Os conhecimentos dos alunos sobre o sistema monetário brasileiro. Quais alunos já são capazes de ler as quantias representadas nas etiquetas dos produtos.
O que será trabalhado em cada disciplina

Português:

* Leitura de rótulos
* Produção de texto
* Confecção de um logotipo para o supermercado
* Criação de um nome para o supermercado

Matemática:
* Exercícios formados com embalagens formulando probleminhas e valores.
* Colocar preços nas embalagens
* Tabela de pesquisa, orçamento.
* Planilha
* Uso do dinheirinho formando situações do nosso dia-a-dia .
* Atividades do livro.
Ciências:
* Observação da data de validade, composição armazenamento...
Geografia:
* O uso do dinheiro em nossa vida
* O comércio em nosso bairro
* Onde, como, quando gastamos o dinheiro
* Confecção de crachás simbolizando os trabalhadores e suas funções do supermercado;
* Comparação de preços do mesmo produto vendidos em estabelecimentos comerciais diferentes
História:
* Pesquisa sobre a moeda brasileira e de outros países.
Culminância:
* Montar um supermercado com embalagens vazias e “ brincar” de vender e comprar produtos.
Recursos utilizados:
Etiquetas de preços, papel, dinheirinho sem valor, encartes de supermercados, cola, revistas, carteirinha em EVA para guardar o dinheirinho, caixas de papelão, embalagens de produtos diversos.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Projeto “Animais, os amigos das crianças!”

Data: Outubro/2009

Clientela: 3º Ano -

Professora: Alessandra Spezanes

Cronograma: Um mês

Justificativa:
Considerando que outubro é o mês em que comemoramos o dia das crianças e que os animais de um modo geral exercem um fascínio sobre os pequenos, decidimos pelo tema em questão. Partindo da curiosidade das crianças pretendemos explorar o assunto, ampliando o conhecimento dos mesmos em relação aos seus amigos irracionais.
Desenvolvimento:

1ª semana: Os animais em seu ambiente natural / Animais domésticos e animais selvagens
2ª semana: Classificação do animais: Vertebrados
Mamíferos – Aves - Repteis - Anfíbios – Peixes
3ª semana: Classificação do animais: Invertebrados / Como nascem e se desenvolvem os animais
4ª semana: Animais ameaçados de extinção/ A importância dos animais na vida humana
Culminância:
* Passeio ao zoológico
* Propor aos alunos que tragam para escola seus bichinhos de estimação.

* Criança também faz arte! Dia 30/10 a partir das 15h.
Ao final do projeto os alunos irão se expressar artisticamente em oficinas sobre o assunto estudado.

Objetivos:
• Conhecer as diferenças entre os animais;
• Respeitar os animais e seu habitat natural;
• Conhecer o desenvolvimento de alguns animais;
• Identificar as muitas espécies de animais que estão ameaçados de extinção;
• Conscientizar os alunos sobre a importância de todos os animais;
• Propor e incentivar a participação dos pais nas atividades experimentais dos alunos;
• Pesquisar curiosidades sobre os animais;

Recursos utilizados:
Revistas, tinta, folhas de atividades, livros, cola, tesoura, pincel, giz de cera, lápis de cor, papéis coloridos e gravuras de revistas.

domingo, 4 de outubro de 2009

Viva a Vida!

A vida é curta, quebre regras, perdoe rapidamente,
beije lentamente, ame de verdade, ria descontrolavelmente,
e nunca pare de sorrir, por mais estranho que seja o motivo. E lembre-se que não há prazer sem riscos.
A vida pode não ser a festa que esperávamos, mas uma vez que estamos aqui, temos que comemorar!!! Aprecie....