Projeto Olimpíadas Pequim 2008
Alunos atendidos: 2º ano
Cronograma: Uma semana
JUSTIFICATIVA:
Desde a sua origem na Grécia, os jogos Olímpicos são considerados como o maior espetáculo da terra. Antigamente, era conhecido como um período de paz entre as lutas, hoje, atletas do mundo inteiro se reúnem em um grande espetáculo que mistura nações, cores, bandeiras e religiões, é o momento onde o esporte é valorizado, mostrando a sua força, acima das diferenças e da guerras.
Este momento deve ser aproveitado ao máximo, para que as crianças possam conhecer
outros povos e diferentes culturas, deixando de lado a competição e ao mesmo tempo torcendo e incentivando atletas e a prática de esportes.
Os jogos e o destaque da mídia, colaboram para a curiosidade e interesse das crianças sobre este tema tão rico, colaborando para a formação de uma atmosfera de otimismo e esperança. Aproveitando a curiosidade das crianças, tem-se um momento único para colaborar com a formação de ética e valores cidadãos de respeito ao outro em sua individualidade.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer, valorizar e respeitar a diversidade cultural;
Desenvolver espírito esportivo e gosto pelo esporte;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer as variadas modalidades esportivas;
Perceber a importância do esporte como fonte de saúde física e mental para os seus praticantes;
Interpretar e produzir textos;
Construir e interpretar gráficos;
Relacionar cada esporte aos seus símbolos (desenho e escrita);
Identificar os continentes;
Conhecer os países participantes e suas bandeiras;
Comparar a escrita chinesa (ideograma) com a Portuguesa
Desenvolver a criatividade
Conhecer a origem das olimpíadas e seus símbolos;
Aprofundar o conhecimento sobre o país e cidade sede das olimpíadas 2008, pesquisando sobre culinária, música, horóscopo, arte e a influência Chinesa no Brasil (Kung Fu, por exemplo).
CONTEÚDOS PROPOSTOS:
Sondagem dos conhecimentos prévios e das curiosidades que deverão ser pesquisadas.
Produção de texto
Compreensão de mapas
Construção de gráficos e tabelas para acompanhar os resultados.
Culinária;
Lendas;
Artes e música;
Esportes.
ATIVIDADES:
segunda-feira
Jogos Olímpicos
• Conversa com os alunos sobre o que eles sabem sobre o assunto;
• Contar a origem dos jogos;
• Onde serão realizados os jogos este ano;
• Quando e onde os jogos acontecem
• Origem e significado dos anéis olímpicos;
• Mascotes das olimpíadas de Pequim;
• Localizar no mapa a Grécia e a China;
Geografia:
Mapas
• Separar a turma em cinco grupos, onde cada um representará um Continente. Entregar cartões com os nomes dos países participantes dos jogos e pedir para que distribuam os países aos seus continentes tendo como apoio o mapa-múndi. Concluída a tarefa, verificaremos todos juntos se os países foram corretamente separados em seus respectivos Continentes e observaremos a bandeira de cada um.
• Comentar sobre os países que conhecem.
Artes:
• Fazer os anéis olímpicos, pintando o jornal e enrolando.
Português:
Lenda Chinesa: Lin e a Sogra
• Contar a lenda e comentar;
• Leitura feita por cada aluno;
• Produção de texto: Fazer o resumo da lenda e ilustrar.
Para Casa: Perguntar aos familiares se conhecem alguma lenda chinesa ou qualquer curiosidade sobre a cultura chinesa e traga a informação para escola para conversarmos sobre o que cada um descobriu.
terça-feira
Matemática:
Modalidades esportivas
• Conversa sobre a importância de se praticar uma atividade física;
• Esportes que eles conhecem;
• Explicar como se joga cada esporte;
• Gráfico dos esportes preferidos pela turma;
• Identificar os símbolos de cada modalidade esportiva;
História:
China – Que país é esse?
• Conversa sobre o que sabem a respeito da China
• Como é o país
• Cultura: Culinária, artes, lendas etc.
Português:
Lenda Chinesa: A lenda do rouxinol
• Contar a Lenda;
• Leitura feita por cada aluno;
• Conversa sobre as lendas que descobriram com os familiares.
Para Casa: Escolha uma modalidade esportiva dos jogos de Pequim e pesquise ( Para sexta-feira)
Dica: http://www.canalkids.com.br/esporte/modalidades
quarta-feira
Português:
A escrita Chinesa
• Identificar as diferenças do Português e do Mandarim;
• Mostrar algumas palavras escritas em Mandarim e pedir para que eles adivinhem coma ajuda de dicas o que está escrito;
• Pedir para que eles escolham algumas destas palavras e tentem escrever em Mandarim.
Lenda Chinesa: A lenda da Raposa
• Contar e pedir para que eles inventem outro final para lenda.
• Leitura da lenda por cada aluno.
Para casa: Se deseja saber como ficaria seu nome em chinês, peça pra mamãe visitar o site : http://www.merechina.com/yournameinchinese/
quinta-feira
História:
A arte na China
• Leitura de um texto sobre a arte Chinesa
• Mostrar gravuras de alguns objetos de arte da China e pedir para que eles representem com tinta um dos objetos.
Mascotes das Olimpíadas
• Fazer o Fantoche dos mascotes de Pequim;
Lenda Chinesa: Crianças no gelo
• Contar a lenda;
• Leitura feita por cada aluno;
• Escreva o que você faria se fosse o amigo da criança que caiu na água;
Para Casa: Produção de texto- Imagine que você foi convidado para ir até a China e assistir os jogos Olímpicos. Conte como foi esta aventura!
sexta-feira
Matemática:
Jogos do Brasil
• Calendário dos jogos;
• Fazer um gráfico para marcar os jogos do Brasil;
Esporte
• Cartaz das modalidades preferidas que a turma pesquisou.
• Cada aluno vai explicar para a turma como é o esporte que pesquisou;
• Comentar o que cada um achou de mais interessante.
Lenda Chinesa: O dragão Chinês
• Contar a Lenda;
• Leitura feita por cada aluno;
• Solte a imaginação e desenhe o dragão chinês.
Para Casa: Escreva um uma carta de incentivo as atletas brasileiros.
Montei este projeto baseado nos textos e atividades dos sites:
http://www.canalkids.com.br/esporte/olimpiadas/
www.suapesquisa.com/olimpiadas/
http://cantinhoencantadodaeducacaoinfantil.blogspot.com/2008/07/projeto-pequim-aqui-atividades-sobre-as.html
www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/jogos-olimpicos-pequim-2008
www.wikipedia.org/wiki/Jogos_Olímpicos_de_Verão
http://smartkids.terra.com.br/cms/d/para-colorir
www.merechina.com/yournameinchinese/
6 comentários:
OLÁ!!! ADOREI O SEU PROJETO DE PEQUIM. TENHO ALGUMAS ATIVIDADES RELACIONADAS A TEMÁTICA. SE TIVER INTERESSE ME AVISE.
BEIJOCAS E OBRIGADA.
Tenho interesse sim coleguinha, Obrigada pelo carinho. Bjs!
GOSTEI MUITO DESTE PROJETO SOBRE AS OLIMPÍADAS IRÁ ME AJUDAR MUITO! UM GRANDE ABRAÇO.
Gostei muito do projeto que fala das olimpíadas 2008. Um grande abraço!
Alessandra, adorei o teu projeto.
bjs
Gostei do projeto, estava atrás de lendas chinesa e agora já sei onde procurar.
Valeu!
Cristiane
Postar um comentário