domingo, 21 de setembro de 2008

ÁRVORE, VIDA!!!


O dia da árvore é comemorado em 21 de Setembro, véspera do início da primavera, é o mês do verde, das florações, do aparecimento de ipê amarelo, roxo.

A árvore é o maior símbolo da natureza. Ela embeleza e refresca o meio ambiente, proporcionando sombra para descanso, barreiras contra o vento, mantém a umidade do ar, diminui a poluição e oferece ainda frutos e um tapete de flores para passarmos. Além dos frutos, as árvores oferecem a madeira, as flores e as matérias-primas para a fabricação de papel, remédios e outros.

Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo, a Sudeste, o pau-brasil e a região Sul, o pinheiro-do-paraná.

Você pode valorizar o verde ainda existente no planeta, quando planta, cuida, protege e defende as árvores.

CREDITOS:Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola


Sugestões de atividades para o dia da árvore:

* Confeccionar árvores com sucata relembrando a preservação da natureza ( o Tronco pode ser feito com rolo de papel higienico e a copa com papel cartão e bolinhas de papel crepom )

* Convocar as crianças para um dia especil, plantar mudas de árvores nativas em um parque da cidade, depois pode ser feito uma caminhada ecologica em defesa da preservação das árvores, principalmente da AMAZONIA.

* Desenhar uma árvore em papel pardo e fazer colagens com folhas de árvores (peçam que recolham somentes as caídas no chão) e aparas de lápis.


* Se tornar mais um cidadão de bem , instalando o aplicatico arvore.vc no seu orkut e protestar contra o desmatamento e as queimadas na Amazonia.

Nenhum comentário: