Data: Abril /2009
Clientela: 3º Ano -
Professora: Alessandra Spezanes
Cronograma: Um mês
Justificativa:
Considerando-se que desde a mais tenra idade, a literatura constitui em um meio precioso de ampliar o horizonte da criança e aumentar seu conhecimento em relação ao mundo que a cerca, fez-se necessário a implantação do Projeto “No mundo do faz-de-conta”, a fim de despertar na criança o prazer pela leitura e para que futuramente ela adquira o hábito de ler, enriquecendo seu vocabulário e sua imaginação, dessa forma desenvolvendo habilidades e competências.
Faz -de-conta
Basta dizer esta palavra,
tão íntima e amiga,
e ganhamos asas
e tudo era uma vez.
Tudo vira só sonho e magia.
Dizer FAZ-DE-CONTA
é como se dissesse
ABRACADABRA
e se entregasse à fantasia.
Elias José
Objetivos:
• Proporcionar situações em que as crianças descubram o sentido do texto, nos mais diversos elementos, como nas figuras que os acompanham, em seus conhecimentos prévios sobre o assunto;
• Incentivar a criatividade, a curiosidade e a imaginação, desenvolvendo a auto-estima.
• Desenvolver a linguagem e a expressão corporal através da representação de diferentes situações;
• Proporcionar ao educando o contato com aulas dinâmicas e prazerosas.
• Desenvolver a capacidade de pensar e expressar idéias;
• Expandir a capacidade de criação, atenção e comunicação;
• Enriquecer o vocabulário, através da literatura infantil, favorecendo a socialização, a compreensão de fatos e relatos;
• Desenvolver a observação, a memória, a expressão oral e escrita para ser capaz de interpretar, contar e compor histórias.
• Despertar o hábito da leitura e o correto manuseio das obras.
• Conhecer e apreciar os diversos tipos de histórias infantis.
• Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
• Conhecer o significado da Páscoa, seus símbolos e histórias relacionadas ao tema.
• Conhecer os costumes indígenas e suas lendas.
Desenvolvimento:
1ª semana: Clássicos Infantis
* Num primeiro momento conversar com as crianças sobre os diferentes tipos de portadores literários: Livros de literatura, textos de revistas e jornais, histórias em quadrinhos, poesias, lendas, clássicos, fábulas, teatro de fantoches, histórias contadas, histórias dramatizadas etc.
* Realizar uma pesquisa para conhecer quais os contos de fadas que mais interessam à turma. Fazer um gráfico com estes dados
* A partir do interesse da turma planejar cinco clássicos infantis que serão trabalhadas ao longo da semana, um a cada dia.
* Ao contar as histórias usar voz expressiva, animando a leitura, fazendo perguntas e comentários, imitando e inventando vozes para cada um dos personagens. A professora usa algum adereço que lembre um personagem da história.
* Para cada história contada haverá uma atividade especifica. Todas as histórias serão contadas pela professora e também lidas pelos alunos.
* Primeira história: será contada pela professora e juntos vamos interpretar a história, traçando o perfil das personagens principais. Depois divididos em grupos os alunos farão um cartaz da história. Cada grupo vai retratar um momento da história através de desenhos e escrever com suas palavras a parte que lhes cabem.
* Segunda história: será num primeiro momento, analisada pelo título, após a conversa, cada aluno fará a leitura e comentários sobre a parte que leu.
* Terceira história: Contar a história e não dizer o fim, pedir aos alunos que em grupo, organizem um fim para a história, contar para todos; Após este momento todos fazem a leitura para saber o verdadeiro fim da história.
* Quarta história: será contada uma história e depois os alunos irão produzir um texto que conta como seria, por exemplo, se a Bela Adormecida acordasse hoje (o que não existia a cem anos atrás/ como ela viveria); ou distribuir a história aos alunos organizados em grupos. Entregar um envelope com palavras que representem objetos da modernidade. Os alunos irão ler o conto e recontar introduzindo o elemento da modernidade. Por exemplo, a história da Cinderela que tinha um telefone celular.
* Quinta história: Contar o último clássico e desafiar os alunos a fazerem o reconto ao mesmo tempo, de todas as histórias contadas durante a semana, numa mistura aleatória de personagens. Fazendo uso de tapete, almofadas e música, preparar um ambiente propício e agradável. Colocar em um baú fantasias, acessórios e fichas com palavras que lembrem as histórias em questão. Quando todas as crianças estiverem acomodadas no tapete, a professora iniciará a história:
Era uma vez, num bosque rodeado de lindas montanhas, onde dezenas de pássaros cantavam nos galhos floridos das árvores e agitavam suas asinhas num vôo apressado na busca de frutinhas para alimentar seus filhotes a piar nos ninhos. Naquela tarde ensolarada e perfumada de primavera, debaixo de um ipê amarelo, bem ao lado de um límpido lago, encontrei...
Neste momento, a professora tira um objeto do baú e toca uma das crianças e ela, continuará a história com o objeto vindo do baú. A criança dará asas a sua imaginação para colocar o objeto, ou a palavra sorteada na história, continuará contando um pedacinho, depois tocará outra criança e esta deverá dar seqüência com outro objeto. A história prossegue até que todos os objetos e palavras forem usados ou até quando as crianças permanecerem interessadas.
2ª semana: Histórias de Páscoa
* O que é Páscoa? Explicar o verdadeiro sentido da Páscoa contando a história infantil: A Ressurreição de Jesus. Num primeiro momento indagar o que as crianças sabem sobre a Páscoa. Após a leitura faremos uma roda de conversa para debatermos o assunto.
* Trabalhar os símbolos da Páscoa, juntamente com as histórias.
* Ovo: significa vida nova- Contar a história: A velhinha, a galinha e os ovos de Páscoa. Fazer a pintura de ovos cozidos, para presentear amigos, como na história.
* Coelho: significa fecundidade- Contar a história: O coelhinho que não era da Páscoa. Confeccionar uma máscara de coelhinho.
* Cordeirinho, vela, sino, girassol e peixe- Trabalhar estes símbolos com poesia. Leitura da poesia e ilustração com colagem.
3ª semana: Lendas indígenas
* Todos os dias ao final da aula contar uma lenda indígena.
- A Gruta dos Amores
- A Canoa Encantada
- A Lua e o Vento
- A Lenda da Mandioca
- A Conquista do Fogo e o Urubu Rei
* Trabalhar a cultura indígena e confeccionar na sexta-feira adereços indígenas.
4ª semana: Histórias em quadrinhos
* Num primeiro momento, será explorado o que as crianças sabem sobre histórias em quadrinhos. Quais são as preferências da turma.
* Apresentar as etapas para a criação de uma história em quadrinhos:
1- Personagens
São eles que conduzem os enredos. Os personagens têm vontades, dramas, conflitos, ironias. É por meio de suas falas e ações que as histórias são contadas.
2- Balões
Criados especificamente para as histórias em quadrinhos (HQs), os balões possuem vários tipos, sendo os principais: de fala, de pensamento, de ira, de berro, de sussurro. Neles são escritos os pensamentos e as falas dos personagens. O desenho deles é bem variado, mas em geral os de fala possuem um "rabinho" em direção ao personagem falante.
3- Cenários
É nos cenários que as ações dos personagens acontecem. Há dois tipos de cenários, os internos (dentro de residências e outros prédios) e os externos (a rua, o espaço sideral, o céu)
4- Onomatopéias
São palavras ou junções de palavras que imitam a voz de animais ou ruídos de objetos.
Ex: BUUM!!! (explosão), CRI_CRI!! (grilo), TOC-TOC! (batendo à porta), TIC-TAC! (bater do relógio). Embora sejam outro elemento exclusivo da linguagem das HQs, as onomatopéias são passíveis de criação livre.
5- Recordatórios
É um tipo de balão usado especificamente para a narração. Não possuem "rabinho" em direção a personagens. Exemplos: "Enquanto isso..." e "No dia seguinte..."
6- Quadros
Eles delimitam o enquadramento das cenas de uma HQ. Podem ser variáveis em tamanho e formato, de acordo com a necessidade da cena a ser desenhada.
* Distribuir uma história em quadrinhos sem os balões para serem desenhados pelos alunos.
* Recortar balões de fala e distribuir entre os alunos, que deverão a partir daquelas falas criar uma história em quadrinhos.
*Reconhecer em cada texto o tipo de balão que devemos usar.
Expor vários cartazes com diferentes tipos de falas;
Orientar os alunos para que eles leiam os cartazes e coloque ao lado de cada um deles o balão correspondente, questionando o seu uso.
* Contar a história do descobrimento do Brasil. Após a leitura os alunos irão recontar a história em forma de quadrinhos.
* Todos os dias os alunos levarão uma história em quadrinhos para ler em casa.
5ª semana: Trabalhar o lado artístico das crianças.
* Criança também faz arte! Dia 30/04 a partir das 15h00min
Ao final do projeto os alunos irão se expressar artisticamente em oficinas sobre o assunto estudado.
Culminância: Histórias contadas pelas professoras
Na última semana do projeto, as professoras farão em duplas, a apresentação de diferentes modalidades de histórias:
Segunda-feira 27/04: Teatro de fantoches
Terça-feira 28/04: Varal de Histórias
Quarta-feira 29/04: Poesia dramatizada
Quinta-feira 30/04: Avental de histórias
Sexta-feira 01/04: Teatro apresentado por todas as professoras.
Recursos utilizados:
Livros de literatura, histórias xerocadas, revistas em quadrinhos, tinta, folhas xerocadas com atividades, gravuras, cola, tesoura, fichas com palavras, fantoches, pincel, giz de cera, músicas, lápis de cor, papéis coloridos, objetos variados que lembrem clássicos infantis.
quinta-feira, 19 de março de 2009
Selinho!!!
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Voltei!!!
Olá Coleguinhas, depois de um período merecido de férias, estou voltando!!! Logo, logo estarei postando novidades para o ano de 2009.
Aproveito para desejar a todos, um ano repleto de muita saúde, alegrias e sucesso!!!!
Beijos!
Alessandra
Aproveito para desejar a todos, um ano repleto de muita saúde, alegrias e sucesso!!!!
Beijos!
Alessandra
sábado, 29 de novembro de 2008
Mais um selinho!
" Todo blog bem cuidado, merece um selo caprichado"

Recebi este selinho lindo da minha coleguinha Joana do blog Eu imagino! Fiquei hiper feliz e agradeço de todo coração!!! Obrigada pelo carinho!!!
A regra é repassar este selinho para cinco blogs.
Os escolhidos são:
* Anjinhos de Pijama http://anjinhosdepijama.blogspot.com/
* Pedagogia do Afeto http://pedagogiadoafeto.blogspot.com/
* Pedacinhos de alegria http://pedacinhosdealegria.blogspot.com/
* Gente miuda http://pragentemiuda.blogspot.com/
* Novís Encantadas http://novisencantadas.blogspot.com/
Visitem os blog escolhidos e também o da minha colega Joana . São todos excelentes!!!! Beijos a todas e Parabens pelos lindos bloguinhos!!!

Recebi este selinho lindo da minha coleguinha Joana do blog Eu imagino! Fiquei hiper feliz e agradeço de todo coração!!! Obrigada pelo carinho!!!
A regra é repassar este selinho para cinco blogs.
Os escolhidos são:
* Anjinhos de Pijama http://anjinhosdepijama.blogspot.com/
* Pedagogia do Afeto http://pedagogiadoafeto.blogspot.com/
* Pedacinhos de alegria http://pedacinhosdealegria.blogspot.com/
* Gente miuda http://pragentemiuda.blogspot.com/
* Novís Encantadas http://novisencantadas.blogspot.com/
Visitem os blog escolhidos e também o da minha colega Joana . São todos excelentes!!!! Beijos a todas e Parabens pelos lindos bloguinhos!!!
Presépio



Há muito tempo, em Groccio, na Itália, São Francisco de Assis estava com um problema. Ele não conseguia explicar para os camponeses como havia sido a noite do nascimento de Jesus. Foi aí que ele teve uma idéia genial: pegou um pouco de argila, e com muita paciência moldou vários bonequinhos de barro.
Primeiro, fez um bebê. Em seguida, o pai e a mãe. Mais argila e foram saindo três reis montados em camelos, alguns pastores, um boi, um burrinho e por fim um bela estrela! Depois, foi só arrumar tudo e pronto: São Francisco havia montado, no ano de 1223, o primeiro presépio do mundo!
Quando os camponeses viram a cena do presépio, eles ficaram muito curiosos: quem eram aqueles três reis montados em camelos? Aqueles pastores, o que faziam ali? E porque Jesus, o rei dos reis, havia nascido numa gruta? Foi então que São Francisco lhes explicou, tim-tim por tim-tim, o que cada uma daqueles bonequinhos representava.
Jesus
Para os cristãos, Jesus é considerado o Messias, aquele que, com seu amor e bondade ilimitados, veio ao mundo livrar todos os homens de seus pecados. A data do seu nascimento, o Natal, é comemorada na passagem do dia 24 para o dia 25 de dezembro.
Muitas pessoas gostam de reunir a família para lembrar Jesus, seus ensinamentos e sua prova de amor pela humanidade ao ser crucificado. Esta também é uma época em que as pessoas, inspiradas no exemplo de Cristo, procuram realizar boas ações e ajudar os outros.
E para as crianças, o Natal é sempre uma data muito especial, pois, como Jesus quando nasceu, elas ganham muitos presentes. Mas no Natal, essa troca de presentes simboliza algo maior: o amor entre você, seus familiares e amigos queridos.
A Manjedoura
Como é que Jesus, o Rei dos Reis, nasceu numa gruta que servia de estábulo? E mais: cercado por animais e saudado por pobres pastores? Acredite se quiser, aquele que era considerado o Messias nasceu num lugar simples assim, sem nenhum luxo ou ostentação.
Por isso, no presépio, a Manjedoura - o cocho onde os animais comiam e que serviu de berço para Jesus - simboliza uma das maiores e primeiras lições que Cristo nos ensinou: a humildade. Pois, apesar de poder ter nascido num palácio, ele escolheu nascer no lugar mais simples da Judéia, em Belém.
Estrela de Belém
Reza a tradição cristã que, na época do Natal, uma estrela de grande brilho surgiu no céu, indicando a todos o local onde nasceria o Messias. Com sua luz inconfundível, foi a Estrela de Belém que guiou os três Reis Magos até o estábulo que abrigava Maria, José e o menino Jesus.
Curiosidade: para os cristãos, a Estrela de Belém é um dos maiores símbolos de Cristo, que veio à Terra para, com seu brilho, iluminar os passos da humanidade.
Os Três Reis Magos
Montados em seus camelos, três reis atravessaram grandes desertos, desafiando o sol ardente, a sede e inúmeros outros perigos para chegarem à Judéia. O velho europeu Melchior, o jovem africano Gaspar e o asiático Baltazar haviam visto a Estrela de Belém brilhando no céu no dia 6 de janeiro, e guiados por ela, viajaram muito para saudar a chegada daquele que, segundo a profecia, seria o Rei dos Reis.
Após uma longa viagem, eles finalmente chegaram à gruta onde havia nascido Jesus. Emocionados, cada um deles se ajoelhou e ofereceu um presente. Balthasar saudou o menino com ouro, símbolo da realeza. Gaspar trouxe incenso, utilizado para louvar aos deuses. E Belquior ofereceu mirra, uma resina usada para perfumar e embalsamar. Assim, os Reis Magos homenagearam Jesus como rei (ouro), como deus (incenso) e como homem (mirra).
Curiosidade: hoje, os reis magos representam os povos do mundo, de todas as raças: branca, negra e amarela. E é por causa da data em que viram a estrela de Belém brilhando no céu que desmontamos a árvore de Natal no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis.
Créditos: Canal Kids


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