quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia do Meio Ambiente

05 DE JUNHO


DIA DO MEIO AMBIENTE?


TODOS OS DIAS!!!


TODO DIA É DO MEIO AMBIENTE . . .
Não basta um dia, semana, ou um mês do meio ambiente. É preciso trabalhar diariamente por um mundo melhor


VOCÊ SABIA???


Você sabia que a proposta de criar o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, tem apenas 32 anos? A data foi lançada em 1972, pela Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), para marcar a abertura da Conferência sobre Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, capital da Suécia. Outra resolução, na mesma data, criou o Programa de Meio Ambiente da ONU (Pnuma).
Hoje, a comemoração é no mundo todo, e se estende por mais tempo. Fala-se em Semana do Meio Ambiente, e Mês do Meio Ambiente. O site do Pnuma propõe muitas formas de comemorar: desde caminhadas ecológicas, desfiles de bicicletas, shows musicais, exposições artístico-ecológicas, concursos de redações, plantios de árvores, até campanhas apoiadas em temas como reciclagem.
Em vários países, cita o site, a data é usada por grupos organizados para exigir ações do governo em favor do meio ambiente. Por parte de governos, é comum que façam declarações oficiais e compromissos de cuidar melhor da Terra. Por fim, informa o Pnuma, a comemoração também serve a governos federais como oportunidade para ratificar convenções ambientais internacionais.




IDÉIAS PARA COMEMORAR O DIA DO MEIO AMBIENTE:




CAMPANHA "ADOTE UMA ÁRVORE": começa com um levantamento prévio, pela escola, das crianças que têm espaço para plantar árvores brasileiras identificando também o tipo de local: na calçada, jardim, ou propriedade rural. No dia da doação, promove-se uma cerimônia, onde - junto com a muda - a criança recebe uma "certidão", com direito da dar um nome para a árvore que adotou. Assim, a planta se torna uma espécie de mascote, com direito ao carinho que merece, para crescer forte e vistosa.


ARRASTÃO ECOLÓGICO: convite para estudantes, ou moradores de um bairro, coletar - em dia e horário pré-determinados - todo o "lixo" inorgânico (plástico, papel, latas, etc.) que as pessoas jogam displicentemente nas ruas e na própria escola.

Nenhum comentário: