quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Meios de comunicação

Texto para colar no caderno:

MEIOS DE COMUNICAÇÃO

O telefone celular toca. Tem mensagem no Pager. Chegou um e-mail. A secretária eletrônica está apitando. Nossa! Como seria se nada disso existisse? Provavelmente milhares de pessoas ficariam aflitas. Ou mais quietinhas. É que já estamos acostumados a nos comunicar com os outros, quase o tempo todo.
Nada disso seria possível sem a tecnologia. As invenções que parecem hoje tão simples tiveram um longo caminho a percorrer, como uma ligação daqui até um país distante.

Vamos viajar pela história do telefone, do rádio e da televisão, e também saber mais sobre os satélites e a incrível história da Internet ?

O telefone

A história do telefone é tão antiga quanto a de seus bisavós. Faz mais de cem anos que ele foi criado, pelo escocês Alexander Graham Bell, que morava nos Estados Unidos. O que ele conseguiu foi um jeito de transmitir voz à distância. Para isso, ele fez um aparelho que transforma o som em sinais elétricos. Esses sinais corriam por um fio até chegar à outra ponta, e viravam som outra vez.

O rádio

Em 1888, um físico alemão chamado Heinrich Hertz conseguiu produzir as primeiras ondas de rádio. Ele ficou tão famoso que o sobrenome dele hoje é usado como medida dessas ondas.


A televisão

Quando apareceu a primeira televisão, mais de sessenta anos atrás, quem estava assistindo achou que era um show de mágicas. Como é que aquela caixa preta podia estar transmitindo uma cena que estava acontecendo em outro lugar? Essa mesma pergunta pode ser feita até hoje. Porque parece mesmo mágica. Mas sabemos que não é bem assim. A primeira pessoa que conseguiu essa façanha foi o americano Philo Farnsworth, em 1927.


O satélite

Nenhuma forma de comunicação eletrônica funcionaria hoje se não fossem os satélites. Artificiais, é claro. Satélites naturais são os corpos celestes que vagam no espaço em torno de outros, como a Lua em torno da Terra. Os artificiais são construídos pelo homem. Também viajam pelo espaço, mas com uma missão especial: a de receber e enviar mensagens para o nosso planeta



A internet

Internet é a rede mundial dos computadores. Para você, ela já faz parte do dia-a-dia. Filha dos avanços da computação com a invenção dos satélites, que permitiram a comunicação entre pontos diferentes do planeta, a Internet nasceu por razões de segurança. Hoje se tornou uma febre que revolucionou completamente a comunicação global.
Créditos do texto: canal kids




Atividades:

1-Desenhe os meios de comunicação que você conhece.

2- Recorte de revistas gravuras de meios de comunicação.

3- Imagine que você é um reporter e precisa fazer uma matéria que será exibida amanhã na tv. Você poderá escrever sobre qualquer assunto e amanhã apresentará sua notícia para seus colegas.

Confeccionar uma TV com uma caixa de papelão e cada criança fará seu telejornal com a notícia que preparou previamente.


4- Faça de conta que você precisa enviar uma mensagem para uma pessoa que mora no meio da floresta. Desenhe e escreva o meio de comunicação que você usaria e por quê.

Um comentário:

Mariana Schroeder disse...

Olá adorei seu blog...vamos trocar idéias? beijos...