quarta-feira, 1 de outubro de 2008

ORIGEM DO DIA DA CRIANÇA!

Dia das Crianças no Brasil

Brasil:
A iniciativa de criar um dia especialmente dedicado às crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, ainda na década de 1920. Depois de aprovada pelos deputados, o 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960 quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" é que a data passou a ser comemorada.
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, como meio de aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e "ressucitaram" o antigo decreto. A partir daí, o 12 de outubro se transformou em uma das datas mais importantes do ano para o setor de brinquedos.


Dia das Crianças no Mundo

Japão
O dia é comemorado em 5 de maio. Foi decretado feriado nacional em 1948, mas já vem sendo celebrado no Japão desde tempos antigos.
O quinto dia do quinto mês é tradicionalmente chamado de Tango no Sekku e era um festival para meninos. As meninas tinham seu próprio festival - Hina Matsuri (Festa das Bonecas) - no terceiro dia do terceiro mês.
É hábito no dia das crianças que as famílias soltem enormes pipas em forma de carpa, simbolizando força e sucesso, fora de casa e coloquem bonecos de guerreiros famosos e heróis dentro de casa.
Também neste dia as famílias tomam banhos com raízes e folhas de iris, porque esta planta é considerada promotora de boa saúde e protetora contra o mal.


Nova Zelândia
Primeiro Domingo de Março. É um dia especial para passar tempo com a sua família. Não é um dia para presentes, mas para rir e brincar com a família.


Budismo
Dia das Crianças é comemorado no Solstício de inverno, em dezembro. Este feriado, instituido por Chögyam Trungpa Rinpoche celebra crianças e infância enfatizando o fato que toda criança pode ser um rei ou rainha.


Turquia:
Mustafa Kemal Aataturk iniciou esta comemoração na Turquia após a I Guerra Mundial. Ele amava as crianças e sempre dizia que "Crianças são um novo começo do amanhã". Ele dedicou o dia 23 de abril às crianças, e esta data é hoje celebrada como o Dia das Crianças, bem como a data da Fundação da República da Turquia.


Moçambique:
Comemora-se no dia 1 de Junho o Dia Internacional da Criança.
1 de junho foi instituído Dia Internacional da Criança para assinalar o dia em que muitas crianças de tenra idade foram barbaramente assassinadas a sangue frio pelas forças nazitas em Junho de 1943.

Fonte: A Voz da Serra, Nova Friburgo, RJ.

Fontes: www.klickeducacao.com.br
www.childrensday.org.nz
www.internet-at-work.com/hos_mcgrane/holidays/erol.html

Nenhum comentário: