quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Projeto “Nosso Dinheiro!”

Data: Julho /2009

Clientela: 3º Ano - Educandário Pilares

Professora: Alessandra Spezanes

Cronograma: 2 semanas

Justificativa:
Faz-se necessário que os alunos conheçam a importância do dinheiro em nossa vida e dos produtos que consumimos. Através da leitura e observação das figuras de embalagens, etiquetas e nossa moeda.
Essas informações são importantes para o exercício da cidadania, e esses recursos podem contribuir e muito para o desenvolvimento lógico e raciocínio das crianças.
Essa proposta visa formar alunos leitores e escritores não apenas decifradores do sistema.
Objetivos:
* Reconhecer situações em que faz sentido buscar informações nas embalagens e etiquetas.
* Reconhecer o dinheiro do nosso país.
* Perceber a importância do dinheiro em nossa vida.
* Identificar onde, quando, e como usamos o dinheiro.
* Conhecer como é usado o cartão de crédito e cheque.
* Perceber a importância de pesquisar para pagar menos.
* Identificar o tipo de informação possível de ser encontrada em cada texto destes portadores, como encartes de supermercados, embalagens, anúncios em revistas, jornais etc...
* Identificar as principais informações trazidas nas embalagens e nas etiquetas.
Desenvolvimento:
Para iniciar o projeto consideramos:
- Os conhecimentos prévios dos alunos. Neste caso, o grau de familiaridade com esse tipo de texto. Ou seja, é preciso saber que conhecimentos os alunos já têm sobre as embalagens e o nosso dinheiro. O que imaginam que possa estar escrito nas embalagens e onde podemos encontrá-las. - Os conhecimentos dos alunos sobre o sistema monetário brasileiro. Quais alunos já são capazes de ler as quantias representadas nas etiquetas dos produtos.
O que será trabalhado em cada disciplina

Português:

* Leitura de rótulos
* Produção de texto
* Confecção de um logotipo para o supermercado
* Criação de um nome para o supermercado

Matemática:
* Exercícios formados com embalagens formulando probleminhas e valores.
* Colocar preços nas embalagens
* Tabela de pesquisa, orçamento.
* Planilha
* Uso do dinheirinho formando situações do nosso dia-a-dia .
* Atividades do livro.
Ciências:
* Observação da data de validade, composição armazenamento...
Geografia:
* O uso do dinheiro em nossa vida
* O comércio em nosso bairro
* Onde, como, quando gastamos o dinheiro
* Confecção de crachás simbolizando os trabalhadores e suas funções do supermercado;
* Comparação de preços do mesmo produto vendidos em estabelecimentos comerciais diferentes
História:
* Pesquisa sobre a moeda brasileira e de outros países.
Culminância:
* Montar um supermercado com embalagens vazias e “ brincar” de vender e comprar produtos.
Recursos utilizados:
Etiquetas de preços, papel, dinheirinho sem valor, encartes de supermercados, cola, revistas, carteirinha em EVA para guardar o dinheirinho, caixas de papelão, embalagens de produtos diversos.

Um comentário:

非凡 disse...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^