terça-feira, 9 de março de 2010

Atividades Dengue

Poesia

Olha só a poesia que a Cecília Meireles escreveu sobre um bichinho aparentemente inofensivo: o mosquito. Hoje sabemos que existem alguns terríveis. Um deles, o Aedes Egypti, deixa muitas crianças doentes ou até rouba a vida delas, por causa da Dengue. Precisamos cuidar dos nossos quintais, para que não sirvam de berçário para esse vilão.O que você achou do poema da Cecília? Que tal também escrever uma poesia sobre esse mosquito malvado?

O Mosquito Escreve

O Mosquito pernilongo
trança as pernas, faz um M,
depois, treme, treme, treme,
faz um O bastante oblongo,
faz um S.

O mosquito sobe e desce.
Com artes que ninguém vê,
faz um Q,
faz um U e faz um I.

Esse mosquito esquisito
cruza as patas, faz um T.

E aí, se arredonda e faz outro O,
mais bonito.

Oh!
já não é analfabeto,
esse inseto,
pois sabe escrever o seu nome.

Mas depois vai procurar
alguém que possa picar,
pois escrever cansa, não é, criança?

E ele está com muita fome.

(Cecília Meileles in “Ou isto ou aquilo”)

DENGUE

PLANO DE AULA


Autoria: Maria da Conceição Paula, Minas Gerais

Contexto
Esta atividade envolve a linguagem oral, a leitura e a escrita, dentro da concepção de que letramento é ter acesso aos usos sociais da leitura e da escrita.

Tema: Dengue

Objetivo geral
􀂃 Desenvolver a linguagem oral, a leitura e a escrita dentro do contexto atual.
􀂃 Objetivos específicos:
􀂃 Conhecer as causas e conseqüências da dengue
􀂃 Relacionar a dengue com a falta de higiene ambiental;
􀂃 Despertar a consciência da responsabilidade de cada um no processo de prevenção e combate a dengue;
􀂃 Promover a mudança de comportamentos da comunidade, levando-a a tomar atitudes concretas no combate a doença.

Público alvo
Esta atividade pode ser desenvolvida na educação infantil ou no ensino fundamental, adequando a discussão e a exploração dos textos ao nível dos alunos.

Tempo previsto
02 meses

Plano de Aula

Atividade 1
Conversar com os alunos sondando o nível de conhecimento dos mesmos sobre a dengue. Listar o que eles sabem e o que gostariam de saber.
Convidar um agente de saúde da comunidade para fazer uma palestra sobre o tema "Dengue! Como evitar?".
Promover uma discussão sobre o tema. Responsabilidade de todos os segmentos: comunidade, escola, família, governo, etc.

Atividade 2
O professor criará uma história em quadrinhos utilizando o HQ ou um editor de textos qualquer. A história gira em torno de um passeio. As pessoas encontram um ambiente limpo e bem cuidado. No final da tarde deixaram o ambiente com um monte de lixo (latinhas, potinhos, embalagens, cascas e resto de frutas).
Após dois meses retornam e encontram o ambiente ainda mais sujo, pois outros visitantes tiveram a mesma postura.
Durante o passeio alguns alunos foram picados pelo mosquito aedes aegypti e algum tempo depois adoecem.
O que fazer? Os alunos, em grupos, concluirão a história.

Atividade 3
Coletar os seguintes dados junto à Secretaria Municipal de Saúde:
Nº de focos da dengue encontrados em 2005 e 2006.
Nº de casos suspeitos, de dengue, em 2005 e 2006.
Nº de casos confirmados, de dengue, em 2005 e 2006

Atividade 4
Os grupos deverão utilizar uma planilha eletrônica para elaborar uma tabela contendo os dados coletados. Em seguida fazer um gráfico de demonstração do resultado.

Atividade 5
Os grupos deverão elaborar uma escrita espontânea sobre o que aprenderam com a atividade "Dengue! Como evitar?" Nesse caso poderá ser utilizado um editor de textos qualquer. Se a escola tiver condições, poderá imprimir as conclusões e disponibilizar, em um mural ou publicar no site da escola, para socialização das atividades.

Atividade 6
Avaliação: Ocorrerá através do confronto dos registros do primeiro item da atividade 01 e toda a atividade 05.

Fonte: http://www.lapef.fe.usp.br/rived/exemplares/atividades


COPIEI DA MINHA COLEGA Maria da Conceição Paula



O que acontece quando o vírus da DENGUE ataca nosso organismo?
Atualmente o que mais tem assustado as pessoas aqui no Rio de Janeiro é a Dengue. Muito se fala sobre prevenção e sintomas, mas você já parou para pensar no que acontece no organismo depois que somos picados pelo Aedes Aegypt infectado pelo vírus?
Para início de conversa o vírus da dengue faz parte da família dos flavivírus. Trata-se de um filamento com material genético que fica envolvido por uma membrana protéica, como se fosse um envelope. Esse “envelope” é formado por 20 lados e forma uma esfera parecida com uma bolinha de golfe. Além desse envelope protéico ele possui uma membrana dupla de lipídios (gordura).
Quando o Aedes Aegypt introduz o vírus em nosso sangue, as membranas do vírus se fundem com a das células dos tecidos que envolvem os nossos vasos sanguíneos e então começa a se multiplicar usando nossas próprias células para isso. Acontece uma inflamação nesses vasos e o sangue começa a circular lentamente na corrente sanguínea, isso prejudica a oxigenação dos nossos órgãos e é por isso que sentimos cansaço. Assim, invade e ataca nosso sistema circulatório, provocando inflamação do fígado causando as dores abdominais.
Além disso, o vírus também diminui a produção das plaquetas no sangue que são responsáveis pela coagulação. Na dengue hemorrágica, a produção de plaquetas diminui tanto que além dos sintomas da dengue "comum", aparecem sangramentos (hemorragias) na pele, na forma de manchas vermelhas. Por causa do ataque aos vasos sanguíneos, as gengivas e nariz também podem sangrar.
A dengue mata quando os vasos ficam tão frágeis, que acontecem vazamentos de líquidos do sangue, que podem se acumular na pleura (membrana que envolve o pulmão) e no abdome, fazendo que o doente entre em estado de choque.
As fêmeas do Aedes Aegypt precisam de duas coisas: (1) sangue de mamífero para nutrir seus ovos e (2) água parada para desenvolvê-los. FAÇA SUA PARTE!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Projeto “Natal: Festa da Solidariedade!”

Data: Dezembro/2009

Clientela: 3º Ano - Educandário Pilares

Professora: Alessandra Spezanes

Cronograma: Um mês

Justificativa:
Considerando que dezembro é o mês em que comemoramos o Natal e que essa festa é de grande significado e simbolismo em nossa cultura, decidimos trabalhar o tema em questão enfocando o lado mais humano desta comemoração religiosa, isto é trabalhando a solidariedade tão presente nesta época do ano.
Desenvolvimento:

1ª semana: Significado do Natal: Se comemora o nascimento de Jesus Cristo.
2ª semana: Valores: Solidariedade, respeito pelo ser humano, amor, paz, compaixão, amizade etc.
3ª semana: Instituições que fazem trabalhos sociais em nossa cidade e campanhas de solidariedade.

Culminância:
* Arrecadação e doação de donativos para pessoas carentes.
* Criança também faz arte! Dia 16/12 a partir das 15h.
Ao final do projeto os alunos irão se expressar artisticamente em oficinas sobre o assunto estudado.

Objetivos:
• Conhecer o verdadeiro significado do Natal;
• Despertar a solidariedade;
• Conhecer o lado mais humano do Natal;
• Conhecer trabalhos sociais de nossa cidade;
• Conscientizar os alunos sobre a importância dos valores e da solidariedade entre as pessoas.

Recursos utilizados:
Revistas, tinta, folhas de atividades, livros de literatura, cola, tesoura, pincel, giz de cera, lápis de cor, papéis coloridos e gravuras de revistas e doações.



Natal, tempo de recolhimento, reflexão e solidariedade.
“Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o senhor.” Lucas 2:11

Projeto “Nossas raízes!”

Data: Novembro/2009

Clientela: 3º Ano - Educandário Pilares

Professora: Alessandra Spezanes

Cronograma: Um mês

Justificativa:
Considerando que novembro é o mês em que comemoramos o dia da consciência negra e que nossa cultura sofre influencia de muitos povos, como negros, índios, europeus etc. decidimos pelo tema em questão.
Desenvolvimento:

1ª semana: Nossa Cultura – Origem da família dos alunos
2ª semana: Contribuições indígenas
3ª semana: Contribuições africanas
4ª semana: Contribuições européias
Obs.: Trabalhar as diferenças culturais (folclore) em cada região do país ( alimentação - danças –músicas – festas - palavras etc.)
Culminância:
*

* Criança também faz arte! Dia 30/11 a partir das 15h.
Ao final do projeto os alunos irão se expressar artisticamente em oficinas sobre o assunto estudado.

Objetivos:
• Conhecer as diferenças entre as raças que formam o nosso país;
• Respeitar as diferenças raciais e culturais;
• Conhecer a origem de sua família e dos colegas;
• Identificar as muitas expressões culturais do nosso país;
• Conscientizar os alunos sobre a importância do respeito mútuo;
• Eliminar o preconceito racial.

Recursos utilizados:
Revistas, tinta, folhas de atividades, livros, cola, tesoura, pincel, giz de cera, lápis de cor, papéis coloridos e gravuras de revistas.


A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei".
(Constituição da República Federativa do Brasil - Art. 5ºinciso XLII)