terça-feira, 9 de março de 2010

DENGUE

PLANO DE AULA


Autoria: Maria da Conceição Paula, Minas Gerais

Contexto
Esta atividade envolve a linguagem oral, a leitura e a escrita, dentro da concepção de que letramento é ter acesso aos usos sociais da leitura e da escrita.

Tema: Dengue

Objetivo geral
􀂃 Desenvolver a linguagem oral, a leitura e a escrita dentro do contexto atual.
􀂃 Objetivos específicos:
􀂃 Conhecer as causas e conseqüências da dengue
􀂃 Relacionar a dengue com a falta de higiene ambiental;
􀂃 Despertar a consciência da responsabilidade de cada um no processo de prevenção e combate a dengue;
􀂃 Promover a mudança de comportamentos da comunidade, levando-a a tomar atitudes concretas no combate a doença.

Público alvo
Esta atividade pode ser desenvolvida na educação infantil ou no ensino fundamental, adequando a discussão e a exploração dos textos ao nível dos alunos.

Tempo previsto
02 meses

Plano de Aula

Atividade 1
Conversar com os alunos sondando o nível de conhecimento dos mesmos sobre a dengue. Listar o que eles sabem e o que gostariam de saber.
Convidar um agente de saúde da comunidade para fazer uma palestra sobre o tema "Dengue! Como evitar?".
Promover uma discussão sobre o tema. Responsabilidade de todos os segmentos: comunidade, escola, família, governo, etc.

Atividade 2
O professor criará uma história em quadrinhos utilizando o HQ ou um editor de textos qualquer. A história gira em torno de um passeio. As pessoas encontram um ambiente limpo e bem cuidado. No final da tarde deixaram o ambiente com um monte de lixo (latinhas, potinhos, embalagens, cascas e resto de frutas).
Após dois meses retornam e encontram o ambiente ainda mais sujo, pois outros visitantes tiveram a mesma postura.
Durante o passeio alguns alunos foram picados pelo mosquito aedes aegypti e algum tempo depois adoecem.
O que fazer? Os alunos, em grupos, concluirão a história.

Atividade 3
Coletar os seguintes dados junto à Secretaria Municipal de Saúde:
Nº de focos da dengue encontrados em 2005 e 2006.
Nº de casos suspeitos, de dengue, em 2005 e 2006.
Nº de casos confirmados, de dengue, em 2005 e 2006

Atividade 4
Os grupos deverão utilizar uma planilha eletrônica para elaborar uma tabela contendo os dados coletados. Em seguida fazer um gráfico de demonstração do resultado.

Atividade 5
Os grupos deverão elaborar uma escrita espontânea sobre o que aprenderam com a atividade "Dengue! Como evitar?" Nesse caso poderá ser utilizado um editor de textos qualquer. Se a escola tiver condições, poderá imprimir as conclusões e disponibilizar, em um mural ou publicar no site da escola, para socialização das atividades.

Atividade 6
Avaliação: Ocorrerá através do confronto dos registros do primeiro item da atividade 01 e toda a atividade 05.

Fonte: http://www.lapef.fe.usp.br/rived/exemplares/atividades


COPIEI DA MINHA COLEGA Maria da Conceição Paula



O que acontece quando o vírus da DENGUE ataca nosso organismo?
Atualmente o que mais tem assustado as pessoas aqui no Rio de Janeiro é a Dengue. Muito se fala sobre prevenção e sintomas, mas você já parou para pensar no que acontece no organismo depois que somos picados pelo Aedes Aegypt infectado pelo vírus?
Para início de conversa o vírus da dengue faz parte da família dos flavivírus. Trata-se de um filamento com material genético que fica envolvido por uma membrana protéica, como se fosse um envelope. Esse “envelope” é formado por 20 lados e forma uma esfera parecida com uma bolinha de golfe. Além desse envelope protéico ele possui uma membrana dupla de lipídios (gordura).
Quando o Aedes Aegypt introduz o vírus em nosso sangue, as membranas do vírus se fundem com a das células dos tecidos que envolvem os nossos vasos sanguíneos e então começa a se multiplicar usando nossas próprias células para isso. Acontece uma inflamação nesses vasos e o sangue começa a circular lentamente na corrente sanguínea, isso prejudica a oxigenação dos nossos órgãos e é por isso que sentimos cansaço. Assim, invade e ataca nosso sistema circulatório, provocando inflamação do fígado causando as dores abdominais.
Além disso, o vírus também diminui a produção das plaquetas no sangue que são responsáveis pela coagulação. Na dengue hemorrágica, a produção de plaquetas diminui tanto que além dos sintomas da dengue "comum", aparecem sangramentos (hemorragias) na pele, na forma de manchas vermelhas. Por causa do ataque aos vasos sanguíneos, as gengivas e nariz também podem sangrar.
A dengue mata quando os vasos ficam tão frágeis, que acontecem vazamentos de líquidos do sangue, que podem se acumular na pleura (membrana que envolve o pulmão) e no abdome, fazendo que o doente entre em estado de choque.
As fêmeas do Aedes Aegypt precisam de duas coisas: (1) sangue de mamífero para nutrir seus ovos e (2) água parada para desenvolvê-los. FAÇA SUA PARTE!

Nenhum comentário: