terça-feira, 16 de março de 2010

Projeto “Eu e meu mundo!”

Clientela: 3º Ano

Professora: Alessandra Spezanes

Cronograma: Um mês

Justificativa:
Faz-se necessário a implantação do projeto “Eu e meu mundo” para que os alunos percebam e compreendam que cada pessoa é única, diferente umas das outras. As pessoas podem até ter algumas coisas em comum, como cor da pele, preferência por um tipo de música, uma opinião, mas são diferentes das outras em outros aspectos. Ninguém é exatamente igual a ninguém. Cada pessoa tem sua história individual, sua história familiar. Pretende-se que o aluno conheça melhor a si mesmo e ao mundo em que o cerca e partilhem experiências vividas no âmbito familiar, escolar e individual, fazendo assim com que se conheça melhor e também aos colegas, respeitando as diferenças.

Objetivos:
• Conhecer a história de sua vida;
• Perceber como cada pessoa é diferente das outras, tem seu modo de pensar, de agir e sua história particular;
• Conhecer suas características pessoais;
• Respeitar as diferenças;
• Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
• Perceber o que é importante para si mesmo;
• Conhecer os acontecimentos importantes ocorridos em sua família;
• Conhecer a história de sua família;
• Valorizar sua família;
• Comparar diferenças e semelhanças entre familiares e colegas;
• Conhecer a diversidade na organização familiar;
• Conhecer as diferenças e semelhanças entre as famílias;
• Estimular a cooperação familiar e escolar;
• Entender que para se viver em sociedade é preciso respeitar regras;
• Entender que convivência exige respeito, cooperação e gentileza.
• Compreender a importância da responsabilidade;
• Resgatar valores familiares;
• Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações;
• Resgatar a história do carnaval de antigamente;
• Conhecer o carnaval de hoje;
• Comparar como os pais e avôs se divertiam antigamente com a maneira que se divertem hoje;
• Conhecer músicas de carnaval;
• Fazer um paralelo com a realidade e com o imaginário através do filme Alice no país das maravilhas e dos personagens de carnaval;
• Desenvolver a imaginação e a criatividade;
• Estimular a expressão artística;
• Confraternizar com as famílias.

Desenvolvimento:

1ª semana: Quem sou eu? Quais são as minhas características? O que é importante para mim? Quais são minhas qualidades? Como eu vejo meu colega? Quais são minhas preferências? Diferenças entre as pessoas.

- Trabalhar com uma dinâmica a cada dia desta semana.

* Dinâmica: Caixa do Tesouro:
Em “rodinha” iniciar de maneira descontraída a dinâmica – O Professor apresenta uma caixa, com tampa, decorada de uma maneira atrativa aos alunos . O professor apresenta a caixa dizendo que dentro dela tem o que existe de mais precioso, de mais importante, um verdadeiro tesouro. Propõe, então, uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro da caixa, ver qual é este tesouro e manter segredo – Um a um devem olhar e voltar ao lugar sem poder contar o que viu – Esta é a regra da brincadeira: manter segredo.
Dentro da caixa deve conter um espelho. No momento em que a criança for olhar o tesouro verá refletida sua própria imagem.
É fundamental criar um clima de muito interesse provocando sempre: Qual será este tesouro?
Após todos terem visto sua imagem refletida dentro da caixa e terem tido as mais diferentes reações, cuidando sempre para que não falem enquanto todos não olharem, abrir então o debate, a conversa informal.
O que vocês viram dentro da caixa? Descobriram o tesouro?
Aproveitar cada resposta dos alunos, orientando-os quando necessário, mas propiciando que se expressem.
A conversa deve fluir até o ponto em que o professor perceber que os alunos perceberam que eles são o tesouro – cada um deles – por isso não poderiam contar o segredo – pois todos somos únicos – Ninguém é igual a ninguém.
Ainda em círculo, provocar os alunos para que observem seus próprios corpos e façam comparações: __ Quem é mais alto? Quem é mais baixo? Quem tem a mesma altura? __Quem tem cabelos loiros? Quem tem cabelos castanhos? Quem tem cabelos pretos? __ Quem é negro? Quem é moreno? Quem é branquinho? _ Quem tem olhos azuis? E castanhos? __ Quem é menino? Quem é menina?

* Após a realização da Dinâmica do Tesouro essa caixa será transformada na caixinha “Hoje eu trouxe...”
Cada dia um aluno levará para casa a caixa e colocará dentro, algo que considere importante para ela. No dia seguinte a criança em questão vai dando dicas para que os outros possam adivinhar o que há dentro da caixa. Depois ela mostra o objeto e diz por que aquilo é importante para ela. A dinâmica termina quando todos as crianças trouxerem algo para escola.

* Dinâmica: Eu sou assim
Os alunos deverão trazer uma caixa de bombom, que será transformada em caixa postal. O primeiro passo é fazer um corte horizontal em uma das laterais menores da caixa, por onde vai passar um envelope. Em seguida, numerá-las e determinar quem será o dono de cada uma. Dizer a todos que memorizem o próprio número. Depois de prontas, colocar as caixas sobre a mesa do professor. Numa segunda etapa, organizar um sorteio. Cada aluno vai retirar de um saquinho um número, que será o da caixa de um de seus colegas, para quem ele escreverá uma carta. A mensagem deve ser anônima. No texto, o aluno se descreve fisicamente e escreve um pouco sobre seu dia-a-dia e seus gostos. O importante é dar informações suficientes para o destinatário adivinhar quem ele é e, de quebra, conhecer um pouco mais sobre sua vida. Ninguém pode ver o colega depositar a carta na caixa. Caso contrário, acaba o mistério sobre o remetente.

* Dinâmica: Como é meu colega
Dizer à classe que todos vão ganhar um "retrato". Com folhas desenhas somente com o esboço de uma criança, vamos completá-las com as características de cada um. Posicionar o aluno no centro da roda, com um lápis, desenhar as características dele. Estimular a turma a dizer como é o cabelo, o rosto etc. Fazer o "retrato" de todos. Pendurar os desenhos na parede e elogiar cada criança, ressaltando suas qualidades.

* Dinâmica: De quem é essa qualidade?
Em uma caixa a professora coloca vários cartões com qualidades correspondentes a turma. As crianças uma a uma vão sorteando os cartões e determinando as qualidade entre os colegas.

* Dinâmica: Quem sou eu?
O professor vai apresentar uma ficha com o título quem sou? As informações contidas na ficha devem ser escrita pelos alunos. Após a anotação, através de uma conversa informal o professor deve pedir que cada aluno fale um pouco sobre si mesmo, como ele se vê, como é seu dia-a-dia com a família, quais as preferências etc. É importante deixar que as crianças se expressem livremente contando histórias vividas em casa, em passeios, com a família etc.

* Eu e Meu Mundo: com uma folha em branco, revistas diversas, ilustrações diversas, propor que façam uma montagem de recorte e colagem de tudo que encontrarem que parece com o seu dia-a-dia, com a sua vida, com a sua realidade.

* Explorar as preferências de cada aluno: Brincadeira preferida, brinquedo preferido, comida preferida, lugar que mais gosta de estar, animal preferido, programa de tv preferido, artista preferido, música preferida, personagem de história infantil preferido, filme preferido, amigo que mais gosta, esporte preferido, cor preferida etc. Registrar as informações em forma de gráfico.

* Relembrar (já que foi trabalhado em 2008) em roda de conversa, a história do nome de cada um, seu significado e origem.

* Confeccionar o álbum da vida- No Álbum da Vida as crianças poderão expressar em forma de arte e também escrita, os muito momentos de sua vida, bem como as suas preferências.

* Montar a linha do tempo – Através de fotos de várias fases da sua vida, desde recém-nascidos até os dias atuais, os alunos poderão contar aos colega um pouco de sua vida e ao mesmo tempo conhecer mais de sua própria história . Estas fotos ficarão expostas em um mural no dia da culminância.

2ªsemana: Família: Estruturas familiares diferentes/Minha família/ Cooperação entre as pessoas/ valorização da família/Histórias de cada família.

* Trabalhar com atividades do livro:
- Você, sua história e seus colegas

* Trabalhar com o livro A colcha de retalhos- Faremos a leitura do livro coletivamente. Após a leitura cada criança contará um pouco sobre sua família, seus costumes, suas origens.

* Confeccionaremos uma colcha de retalhos, onde cada criança irá contribuir com um pedaçinho de pano. Enquanto a professora costura formando a colcha, a criança em questão conta a história relacionada à aquele retalho.

* Trabalhar com atividades do livro de história:
- A família

* Trabalhar a cooperação e as regras para se viver bem com as pessoas em casa e na escola.

3ª semana: Carnaval: Carnaval dos meus pais e meus avós/ Carnaval de hoje/ Músicas de carnaval/ O lado lúdico do carnaval.

* Pesquisa com os familiares de como era o carnaval antigamente.

* Na semana do carnaval nos dias 18/02 e 19/02, vamos trabalhar com o filme Alice no país das Maravilhas. No dia 18/02 às 12h e 30 min. assistiremos ao filme. Após assistir o filme os alunos irão criar personagens para o carnaval baseados na história da festividade e mesclando essas imagens com as mirabolantes figuras vistas no mundo de Alice e na própria imaginação.
* Vamos produzir um texto usando esses personagens. Quem sou eu no carnaval? Partindo do principio de que já se conhecem, identificam a própria história e de seus familiares, mas no carnaval podem ser o que a imaginação permitir.

* Quem sou eu no carnaval? Dia 20/02 - Baile de carnaval.


4ª semana: Trabalhar o lado artístico das crianças.

* Criança também faz arte! Dia 27/02 a partir das 15h00min
Ao final do projeto os alunos irão se expressar artisticamente em oficinas sobre o assunto estudado.

Culminância: Dia 28/02 (sábado) – Café da manhã com a família, onde os familiares poderão contar histórias interessantes vivenciadas por eles.

Recursos utilizados:
Revistas, tinta, folhas xerocadas com atividades, fotos, livros, cola, tesoura, caixa, espelho, pincel, giz de cera, músicas, lápis de cor ,papéis coloridos, filme, retalhos, linha, agulha e papelão.

Nenhum comentário: