terça-feira, 16 de março de 2010

Projeto Supermercado

Clientela: Alunos do 2º ano
Professora: Alessandra Spezanes
Cronograma: 2 semanas

Justificativa:
Faz-se necessário que os alunos conheçam a importância do dinheiro em nossa vida e dos produtos que consumimos. Através da leitura e observação das figuras de embalagens, etiquetas e nossa moeda.
Essas informações são importantes para o exercício da cidadania, e esses recursos podem contribuir e muito para o desenvolvimento lógico e raciocínio das crianças.
Essa proposta visa formar alunos leitores e escritores não apenas decifradores do sistema.

Para organizar essa seqüência consideramos:
- Os conhecimentos prévios dos alunos. Neste caso, o grau de familiaridade com esse tipo de texto. Ou seja, é preciso saber que conhecimentos os alunos já têm sobre as embalagens e dinheiro. O que imaginam que possa estar escrito nas embalagens e onde podemos encontrá-las. - Os conhecimentos dos alunos sobre o sistema alfabético e numérico. Quais alunos já são capazes de ler e quais são capazes de antecipar o significado de uma mensagem apoiados em recursos como as imagens, por exemplo. - As diferenças individuais. Possivelmente há diferenças no grupo em relação ao conhecimento sobre os textos com os quais se trabalhará. Conhecer e levar em conta esse conhecimento é importante para se definir quais resultados de aprendizagem podem ser esperados.

Objetivos:
- Reconhecer situações em que faz sentido buscar informações nas embalagens e etiquetas.
- Reconhecer o dinheiro do nosso país.
- Perceber a importância do dinheiro em nossa vida.
- Identificar onde, quando, e como usamos o dinheiro.
- Conhecer como é usado o cartão de crédito e cheque.
- Perceber a importância de pesquisar para pagar menos.
- Identificar o tipo de informação possível de ser encontrada em cada texto destes portadores, como encartes de supermercados , embalagens, anúncios em revistas, jornais etc...
- Identificar as principais informações trazidas nas embalagens e nas etiquetas.

Material utilizado:
• Etiquetas ou reproduções das mesmas (destas que vêm pregadas no interior dos tênis, nas roupas de cama, de mesa e banho e nas vestimentas pessoais).
• Papel A4
• Encartes de supermercados
• Cola
• Revistas usadas
• Carteirinha em EVA para guardar o dinheirinho
• Brinquedos
• Dinheirinho sem valor
• Caixas de papelão
• Embalagens de produtos diversos


O QUE SERÁ TRABALHADO EM CADA DISCIPLINA:

-Português:

Uso de rótulos e etiquetas em exercícios gramaticais
Leitura de rótulos
Produção de texto
Confecção de um logotipo para o supermercado
Criação de um nome para o supermercado


-Matemática:
Exercícios formados com embalagens formulando probleminhas e valores.
Colocar preços nas embalagens
Tabela de pesquisa, orçamento.
Planilha
Uso do dinheirinho formando situações do nosso dia-a-dia

-Ciências
Observação da data de validade, composição armazenamento...

-Geografia:
O uso do dinheiro em nossa vida
O comércio em nosso bairro
A importância do estudo e profissão
Onde, como, quando gastamos o dinheiro
Confecção de crachás simbolizando os trabalhadores e suas funções do supermercado

-História
Pesquisa sobre a moeda brasileira e de outros países .

Nenhum comentário: